Breve Histórico
O mercado de livros católicos no Brasil já teve seus tempos de glória, quando as editoras Agir e Vozes, dentre outras, se dedicavam a publicar o que de melhor havia no pensamento católico brasileiro e estrangeiro. Autores como Fulton Sheen, Gustavo Corção, Jackson de Figueiredo, padre Júlio Maria, além de muitos outros, estavam presentes nos catálogos das editoras católicas brasileiras. Além disso, havia uma enorme preocupação com a ortodoxia dos livros editados, algo que gerava confiança no público dessas casas editoriais.
Entretanto, a crise que se abateu sobre a Igreja, tanto no Brasil como no restante do mundo, atingiu também a linha de publicações das principais editoras católicas brasileiras. Se antes o público católico podia comprar quase às cegas qualquer título das editoras católicas, depois da crise os fiéis passaram a ser vítimas da confusão doutrinária que tomou conta das publicações católicas no Brasil. O mercado editorial católico brasileiro, nos anos de 1970, 1980 e 1990, passou por uma profunda fase de decadência, excetuando-se apenas alguns casos de resistência heróica.
Durante a primeira década do século XXI, os católicos brasileiros puderam testemunhar o início de uma retomada promissora das publicações católicas de conteúdo doutrinal ortodoxo, com o surgimento de novas e excelentes editoras.
Foi nesse contexto de verdadeira renovação que surgiu a idéia de fundar as Edições Cristo Rei. O nome da editora expressa nossa fidelidade ao Reinado Social de Cristo e o nosso comprometimento em contribuir – ainda que de forma limitada – para a sua instauração.
Contamos com as orações de todos aqueles que acompanharão o nosso trabalho.
Viva Cristo Rei!